O céu em maio

Postado por Solange Figueiredo

Destaques do mês de Maio



9 de maio - domingo:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, vista a leste (E), a partir das 2h 50min. Observe a olho nu ou por binóculo.

12 de maio - quarta-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Mercúrio, vista a partir das 5h 50min, a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

15 de maio - sábado:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Elnath (Beta Tauri), vista no início da noite a noroeste (NO). Observe a olho nu ou por binóculo.

16 de maio - domingo:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, vista no início da noite a noroeste (NO). Observe também, a estrela Elnath (Beta Tauri), junto aos os dois astros. Observe a olho nu ou por binóculo.

19 de maio - quarta-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Marte, vista no início da noite ao norte (N), com Marte a Leste da Lua. Observe a olho nu ou por binóculo.

20 de maio - quinta-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Regulus (Alpha Leonis), vista no início da noite ao norte (N). Observe a olho nu ou por binóculo.

22 de maio - sábado:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Saturno, vista no início da noite, a nordeste (NE). Observe a olho nu ou por binóculo.

24 de maio - segunda-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista a leste (E), ao anoitecer. Observe a olho nu ou por binóculo.

25 de maio - terça-feira:

Elongação máxima oeste de Mercúrio, vista na madrugada, a és-nordeste (ENE). Neste dia, Mercúrio encontra-se a 25,1º a oeste do Sol. Excelente oportunidade para observar o menor planeta. Veja a olho nu, por binóculo ou telescópio.

27 de maio - quinta-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Antares (Alpha Scorpii), vista a és-sudeste (ESE), no início da noite. Observe a olho nu ou por binóculo.

28 de maio - sexta-feira:

Conjunção de Vênus e a estrela Mebsuta (Epsilon Geminorum), vista ao anoitecer a noroeste (NO). Observe a olho nu, por binóculo ou telescópio.

www.ceuaustral.pro.br

0 comentários: