Divulgando o Projeto da Sociedade do SOL: Aprenda a construir um aquecedor de baixo custo na escola

Postado por Solange Figueiredo

Aprenda a construir um aquecedor de baixo custo na escola

Uma alternativa para o chuveiro elétrico e a dispositivos a gás a custos acessíveis é o que promove o Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC). Desenvolvido dentro da Incubadora de Empresas Tecnológicas do Ipen-USP pela ONG Sociedade do Sol, o mecanismo é capaz de transformar a radiação solar em calor a preços muito inferiores aos modelos convencionais.

Sem recorrer a células fotovoltáicas, a opção da Sociedade do Sol é por placas e tubos de PVC acoplados e pintados de preto. A água aquecida fica armazenada em caixas d'água preparadas para garantir isolamento térmico, revestidas de isopor, por exemplo. A iniciativa deu tão certo que se desdobrou em outras ações.

Saiba como fazer: clique aqui para conhecer o manual

Do modelo original, projetado para atender à demanda de uma casa, foram produzidos protótipos para sedes de entidades assistenciais, como creches, escolas e hospitais. Outras iniciativas envolvem o desenvolvimento de um kit para se produzir um aquecedor em miniatura, voltado exclusivamente para escolas da rede pública. Baixe o manual.

O sucesso do aquecedor levou a Cidade de Pato Branco (PR) a implantar o sistema em residências da população de baixa renda. Entenda como ocorreu:

Néri de Vargas explica implantação do ASBC em Pato Branco (PR)

0 comentários: