ANIMA MUNDI: TRANSFORMA ALUNOS DA REDE ESTADUAL EM ANIMADORES

Postado por Solange Figueiredo

Utilizar técnicas de animação em sala de aula é a mais nova proposta da rede estadual de educação do Rio de Janeiro para tornar as aulas mais divertidas e lúdicas. Em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e o Anima Mundi, maior festival de animação da América Latina, a Secretaria de Estado de Educação promove, desde o início do semestre, o Anima Escola, oficina que pretende capacitar professores para desenvolverem, junto aos alunos, filmes de animação.
Outros três colégios da rede estadual receberam as oficinas do Anima Escola neste semestre: C.E. Clodomiro Vasconcelos, em Itaguaí; C.E. Clóvis Monteiro, em Higienópolis e C.E Brigadeiro Schorcht, em Jacarepaguá. No próximo semestre outras unidades, que possuem núcleos de cultura, também receberão os profissionais do Anima Mundi para produzirem seus próprios filmes.
As oficinas do Anima Escola acontecem em três fases, de acordo com o monitor Henrique Kopke, que atua junto aos estudantes do colégio Mario de Andrade. Na primeira, há um encontro com os alunos, onde eles aprendem o que é animação e realizam seu próprio curta, utilizando massinha de modelar, bonecos ou o próprio corpo, na técnica conhecida como pixilation.
Na segunda fase, são realizados cinco encontros com professores, onde eles aprenderão as mesmas técnicas, mas de forma a utilizá-las em sala. Na terceira e última fase, os educadores deverão criar um projeto e enviá-lo para o Anima Mundi, que emprestará o material para que as melhores ideias possam ser executadas.
Hoje em dia os alunos têm acesso praticamente ilimitado à internet. Mas o mesmo não se dá com os professores. Nossa proposta é transformar o educador em realizador de conteúdo, além de utilizar a animação como ferramenta didática, contribuindo para um maior dinamismo as aulas
Acompanhar todo o processo de um filme, além de ser um estímulo para professores e alunos, também pode despertar novos talentos para o mercado da animação, que vem alcançando destaque no país nos últimos anos. No momento, várias produtoras estão trabalhando em novas séries para televisão. A animação é uma área que precisa de centenas de profissionais e a demanda é grande .
Se no início das oficinas os alunos se mostram desconfiados, depois que assistem seu projeto finalizado, a sensação geralmente é de orgulho por terem realizado um pequeno curta de animação.
Ao final das oficinas, o material produzido por professores e alunos é entregue à escola e pode ser utilizada em sala de aula, para orgulho dos animadores mirins. Mas o melhor ainda está por vir: os curtas também serão apresentados na próxima edição do Anima Mundi, dentro da mostra "O Futuro Animador". É a oportunidade perfeita para mostrar aos pais e amigos, na tela grande, todo a criatividade exercida em sala de aula.

0 comentários: