Sincero Adeus à Marcomede

Postado por Solange Figueiredo

Morre incentivador da astronomia em Campos

O astrônomo, Marcomede Rangel, morreu na manhã do dia 28 de julho, vítima de um AVC. Ele era um grande parceiro do IF Fluminense e incentivador da astronomia.
            Marcomede Rangel Nunes era físico do Observatório Nacional - MCT, autor de 30 obras de divulgação científica, além de colaborador de revistas e jornais. Foi ele um dos maiores incentivadores da divulgação da astronomia em Campos e parceiro do IF Fluminense para a construção do Observatório Jiri Vlcek, inaugurado em 2002, entre outras atividades.
            O primeiro contato com Marcomede foi feito pelo professor de física do Instituto, Oswaldo Bellei, na época da Escola Técnica Federal de Campos. A idéia era trazer a astronomia para dentro da escola e, também, para a cidade.  Oswaldo lembra que encontrou no astrônomo um grande amigo e incentivador.
            “Ele vinha dar palestras para os alunos e nos ajudou também a adquirir nosso primeiro telescópio, acompanhando de perto nosso crescimento. Fazia isso de coração, sem pedir nada, e encantava as crianças e adolescentes com seu carisma e paixão pela astronomia. A gente perde um grande amigo”, diz Oswaldo.
            Marcomede também contribuiu com o projeto do relógio de sol, instalado na Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental do IF Fluminense – a UPEA – e sempre participou dos eventos promovidos pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, fundado em 1996, em que ele era sócio benemérito.
            “Quando o clube começou suas atividades, Marcomede já tinha trazido muitas contribuições para a região, através do IF Fluminense, e ele ajudou de forma muito intensa para a divulgação do nosso trabalho. Marcomede foi um grande amigo e nos ajudava com boa vontade. Hoje o Brasil perde um dos seus maiores divulgadores científicos”, destaca o presidente do Clube de Astronomia, Marcelo Oliveira.
Fonte: www.iff.edu.br

0 comentários: