Chuvas de meteoros em junho!!!

Postado por Solange Figueiredo

Destaques do mês de Junho



junho - mês inteiro:

Bela configuração entre os planetas Júpiter e Urano, vista a partir das 2h no início do mês, da 1h em meados de junho e da 0h 10min no final do período, a leste (E). Os dois astros estarão aparentemente bem próximos ao longo de todo o mês, mas no período de 8 a 22 de junho será mais interessante a observação. Observe por telescópio.

5 a 11 de junho - sábado a sexta-feira:

Bela configuração entre o planeta Marte e a estrela Regulus (Alpha Leonis), vista ao anoitecer a nor-noroeste (NNO). Observe a olho nu, por binóculo ou telescópio.

6 de junho - domingo:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, vista a leste (E), a partir da 1h 30min. Observe a olho nu ou por binóculo.

6 a 11 de junho - domingo a sexta-feira:

Bela configuração entre o planeta Vênus e as estrelas Pollux (Beta Geminorum), mais próxima a Vênus e Castor (Alpha Geminorum), vista ao anoitecer a noroeste (NO). Em 11 de junho, Vênus, Pollux e Castor estão alinhados em direção ao horizonte noroeste. Observe a olho nu ou por binóculo.

9 de junho - quarta-feira:

Bela configuração entre a Lua e as estrelas Hamal, Sheratan e Mesartim (Alpha, Beta e Gamma Arietis, respectivamente), vista a partir das 4h 20min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

10 de junho - quinta-feira:

Bela configuração entre a Lua, o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45) situado na constelação de Taurus (o Touro) e o planeta Mercúrio, com as Plêiades e Mercúrio pouco abaixo da Lua, vista a partir das 5h 45min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

11 de junho - sexta-feira:

Bela configuração entre a Lua, o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45) situado na constelação de Taurus (o Touro) e o planeta Mercúrio, com as Plêiades e Mercúrio um pouco acima da Lua, vista a partir das 6h a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

14 de junho - segunda-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, vista ao anoitecer a noroeste (NO), próxima ao horizonte. Note as estrelas Pollux e Castor (Beta e Alpha Geminorum, respectivamente) entre os dois astros e o horizonte. Observe a olho nu ou por binóculo.

15 de junho - terça-feira:

Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto do Presépio (M 44), situado na constelação de Cancer (o Caranguejo), vista ao anoitecer a noroeste (NO). Observe por binóculo ou telescópio.

16 de junho - quarta-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Regulus (Alpha Leonis), vista no início da noite a nor-noroeste (NNO). Note o planeta Marte um pouco a leste dos dois astros. Observe a olho nu ou por binóculo.

17 de junho - quinta-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Marte, vista no início da noite a nor-noroeste (NNO). Note a estrela Regulus (Alpha Leonis) junto aos dois astros. Observe a olho nu ou por binóculo.

18 de junho - sexta-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Saturno, vista no início da noite, ao norte (N). Observe a olho nu ou por binóculo.

19 a 21 de junho - sábado a segunda-feira:

Conjunção de Vênus e o aglomerado estelar aberto do Presépio (M 44), situado na constelação de Cancer (o Caranguejo), vista ao anoitecer a noroeste (NO). Observe por binóculo ou telescópio.

20 de junho - domingo:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista ao anoitecer a nordeste (NE), no alto do céu. Observe a olho nu ou por binóculo.

21 de junho - segunda-feira:

Solstício de inverno para o hemisfério sul da Terra (e de verão para o hemisfério norte), às 8h 29min. A partir desta data, a constelação de Leo (o Leão), que associamos às noites de outono, começa a ceder sua posição de destaque no céu para a de Scorpius (o Escorpião) que representa as noites de inverno. De acordo com as informações do site www.uranometrianova.pro.br, o inverno terá a duração de 93dias 15 horas e 41 minutos. Espera-se que, com a chegada do inverno, tenhamos noites mais limpas, próprias para a observação do céu ao longo dos próximos meses.

23 de junho - quarta-feira:

Observe a Lua junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius (o Escorpião), no início da noite, a leste (E). Note a estrela Antares (Alpha Scorpii) um pouco abaixo da Lua. Observe a olho nu ou por binóculo.

28 de junho - segunda-feira:

Conjunção superior Mercúrio (com o Sol). Neste dia, os dois astros nascem e se põem praticamente juntos.

www.ceuaustral.pro.br




Chuvas de meteoros em junho

Na primeira quinzena de junho, entre os dias 2 e 14, acontecem as datas de ocorrência máxima de meteoros de várias chuvas com radiantes no interior ou nas proximidades da constelação de Scorpius (o Escorpião). São radiantes de baixa atividade mas, em conjunto, devem produzir taxas em torno dos 20 meteoros por hora. Os meteoros pertencem aos seguintes radiantes: c - Scorpídeos (com período entre 27 de maio a 20 de junho e máximo em 2 de junho), w - Scorpídeos (com período entre 24 de maio a 13 de junho e máximo em 4 de junho), Scorpídeos (com período entre 29 de maio a 10 de junho e máximo em 5 de junho), Librídeos (com período entre 8 a 9 de junho e máximo em 8 de junho), Ophiuchídeos Austrais (com período entre 20 de maio e 30 de junho e máximo em 9 de junho), q - Ophiuchídeos de Junho (com período entre 20 de maio e 30 de junho e máximo em 10 de junho) e Scorpio-Sagittarídeos (com período entre 30 de maio e 1 de julho e
máximo em 14 de junho).
A região a ser observada encontra-se a leste ao anoitecer e pode ser vista até o amanhecer, quando se encontra para os lados do oeste; atinge a região mais alta do céu por volta da meia-noite. Neste período ocorre, também, o máximo dos Circinídeos, em 4 de junho. Circinus é uma pequena constelação situada junto à famosa estrela Toliman ou Rigil Kentaurus (Alpha Centauri) que se situa próxima à constelação de Crux, o Cruzeiro do Sul. A partir das 20h 30 min, mais dois radiantes juntam-se a eles, ambos situados na constelação de Hercules e que permanecem visíveis até o amanhecer: Herculídeos (com período entre 25 de maio e 15 de junho e máximo em 3 de junho) e t - Herculídeos de Junho (com período entre 19 de maio e 19 de junho e máximo em 9 de junho).
Na segunda quinzena há duas interessantes ocorrências. Em 20 de junho acontece o máximo dos Ophiuchídeos Boreais, cujo período de observação se estende de 2 de junho a 2 de julho. Espera-se, na data do máximo, um taxa horária de 10 meteoros. Esta chuva apresenta muitos meteoros brilhantes e muitos fireballs. A área do radiante é vista desde o anoitecer (a leste) até o amanhecer (a oeste); atinge a região mais lata do céu por volta da 1 hora.
Entre 25 de junho e 3 de julho o radiante dos Corvídeos está ativo, apresentando uma taxa horária máxima da ordem de 10 meteoros em 27 de junho. A boa posição do radiante para os habitantes do hemisfério sul facilita as observações no início da noite: Corvus encontra-se nas proximidades do Zênite e é visto até a meia-noite, quando está próximo ao horizonte oeste.

resumo extraído de "Chuvas de Meteoros - Guia Prático de Observação"
de autoria de Paulo G. Varella e Regina A. Atulim

0 comentários: