Bola de Fogo no céu de Campos... Meteorito em Varre-Sai

Postado por Solange Figueiredo


No sábado, 19 de junho, foi vista uma bola de fogo no céu de Campos, na localidade de Carvão.

No dia seguinte, o Sr. Germano encontrou o meteorito no último domingo dia 20 de junho , após ter visto a sua queda no dia 19 de junho por volta das 17:30h.
É possível que sejam encontrados novos meteoritos em Varre-Sai. Vamos aguardar os novos acontecimentos, podemos ter muitas surpresas. Abaixo o relato encminhado pela prefeitura de Varre-Sai:

"O município de Varre-Sai, no extremo noroeste do estado do Rio de Janeiro, está tendo a oportunidade de contribuir para o entendimento da formação dos planetas no universo. Especialistas afirmam que ocorreu um fenômeno raro no último sábado (19/06), onde um meteoro entrou na órbita terrestre. Este meteoro foi avistado em diversos estados da costa brasileira. O acontecimento pode ser visto a olho nu, por volta das 17:30 hrs. O corpo de bombeiros da cidade de Campos dos Goytacazes recebeu dezenas de denúncias no dia, e também há relatos de que puderam ser vistos indícios do fato nas cidades no interior do Minas Gerais, além de Natal, no estado de Rio Grande do Norte.
Porém, a importância do fato se dá pela descoberta de uma parte do meteorito, encontrada na comunidade de Santa Rita do Prata, distrito do município de Varre-Sai/RJ. O que parece ser, foi à única cidade que conseguiu provas concretas desta atividade astronômica.
A Prefeitura de Varre-Sai está mobilizando em parceria com o IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense) e com a UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) uma equipe para que sejam feitas novas descobertas no município, além de análise detalhada do material encontrado.
Segundo especialistas, o registro de eventos deste porte não ocorre a mais de 19 anos no Brasil.

THIAGO RAMOS (Prefeitura de Varre-Sai)"

Fonte: Marcelo de Oliveira Souza
D.Sc. in Physics - Universidade Estadual do Norte Fluminense
Louis Cruls Astronomy Club General Coordinator (http://calc.zip.net)
Co-Chair, GAM Online Programs Working Group
Astronomers Without Borders National Coordinator in Brazil
UNAWE Program Coordinator in Brazil (http://unawe.passeiopeloceu.org)
StarPeace Ambassador in Brazil

5 comentários:

  1. Unknown disse...

    ESSE FENÔMENO JÁ ESTAVA PREVISTO PARA CONTECER À ANOS, E CAMPOS FOI A CIDADE ESCOLHIDA PARA ELE CAIR...

  2. Anônimo disse...

    oi ontem aqui em goias perto de bom jesus e meia ponte vimos uma bola de fogo tambem tipo uma esplosao,que deixava rastro no ceu foi lindo o que sera isso?

  3. Anônimo disse...

    oi ontem aqui em goias perto de bom jesus e meia ponte vimos uma bola de fogo tambem tipo uma esplosao,que deixava rastro no ceu foi lindo o que sera isso?

  4. 321 disse...

    oi ontem eu também vi uma bola de fogo aqui perto de meia ponte e bom jesus e eu queria saber o que e, você poderia me falar o que e????

  5. Solange Figueiredo disse...

    Provavelmente, deve ter sido sm...
    Abraços solares.